terça-feira, 17 de setembro de 2013

Os pronomes


                                                           Pronomes
                               são palavras que substituem ou acompanham um nome
Pessoais Retos – substituem os nomes dos seres (as três pessoas do discurso). São eles: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e ela.
Pessoais Oblíquos – complementam o verbo. São eles: me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, a, lhe, se, si, consigo, nos, conosco, vos,convosco, os, as, lhes, se,si e consigo.
Pronomes De Tratamento – são usados no trato com as pessoas. São eles: você, o senhor, a senhora,Vossa Majestade,Vossa Senhoria....
Pronomes Possessivos – indicam posse. São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, suas, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas.
Pronomes Demonstrativos – indicam o lugar ou posição dos seres com relação àquilo que é indicado. São eles: este, esse, aquele, aquilo, mesmo, próprio...
Pronomes Indefinidos – indicam um ser ou uma quantidade indeterminada. São eles: que, quem, o qual, cujo, onde...
Pronomes Relativos – representam nomes já mencionados anteriormente. São eles: que, quem, o qual, cujo, onde....
Pronomes Interrogativos – são usados para fazer perguntas. São eles: que, qual, quanto e quem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário